terça-feira, 14 de junho de 2011





“E Jesus transformou água em vinho”... milagre?

As mudanças radicais são um “milagre” de verdade ou magia?

Esse “milagre” é sempre bom à saúde... à vida?

E se você estivesse na base de uma montanha e num piscar de olhos passasse a estar no cume dela observando o horizonte maravilhoso? Será que teria valido à pena ou a viagem até o topo teria trazido muito mais aprendizado e experiências para sua vida toda? Uma certa vez li um livro de um budista chamado Thich Nhat Hanh. Em um dos capítulos ele foi convidado a subir no alto de um morro e como era considerado uma pessoa importante, pediram para que ele “puxasse” a fila. Todos iriam atrás numa fila indiana. Muitas das pessoas que estavam lá já haviam tentado subir o mesmo morro e não haviam conseguido por causa da dificuldade e dos obstáculos. A princípio todos obedeciam a velocidade imposta pelo condutor, mas com o tempo a ansiedade começou a bater e muitos queria partir para a correria e chegar logo ao fim da jornada. Ao perceberem que Tich Nhat Hanh não se importava com o que eles estavam querendo e apreciava a paisagem e a natureza que envolvia o caminha da subida, todos passaram a segui-lo com o olhar. Procuravam observar cada detalhe que o budista percebia. Quando todos se deram conta estavam no alto do morro, inteiros, sem arranhões e machucados muito sérios e com fôlego para curtir um lindo horizonte... Isso é magia!

Ser radical simplesmente por ser é racional? O que se tira dessa atitude? Quanto se cresce por se o oposto do que você era numa fração de segundo? Qual dessas duas pessoas, desses dois seres é você realmente?

Ninguém cresce do dia pra noite.

Você já viu uma semente de bambu? Ele pode levar cerca de vinte anos para florir e produzir sementes. Outras espécies demoram até cem anos para dar sua primeira florada, ou seja, não tem pressa nenhuma para fazer o que tem de ser feito.

Quando plantado por semente, tem uma maneira peculiar de brotar e crescer, pois, depois de colocada no solo, demora muito tempo para apresentar sinais externos de que vai sobreviver. A semente transforma-se em um bulbo e depois de algum tempo surge um pequeno broto que permanecerá inalterado sob o solo por muito tempo.

Meses e anos se passarão e nada de se perceber um crescimento para fora da superfície. Todo o desenvolvimento do bambu acontece debaixo da terra e ninguém vê, pois durante esse tempão as raízes se aprofundam e se espalham pela terra... em silêncio. O broto permanecerá o mesmo enquanto as raízes vão crescendo e crescendo até atingirem dezenas de metros ao longo de cinco anos de incessante trabalho. Só, então, o broto começa a se projetar para fora da superfície. Em pouco tempo, o bambu cresce vertiginosamente e atinge a altura de 25 metros! O bambu pode crescer até mais de um metro por dia... MILAGRE?!?!... que injustiça com o Bambu...




imagem: http://www.papeldeparede.etc.br/fotos/papel-de-parede_bambu/

Um comentário:

  1. Muito bom pensar sobre isso principalmente hoje em dia que todo mundo quer tudo pra ontem! Achei super interessante essa do bambu... não conhecia :)

    ResponderExcluir